loading

SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Empresas

ÂMBITO
Apoio a projetos de investimento de empreendedorismo qualificado e criativo, promovidos por empresas, a título individual.

OBJETIVOS
O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios financeiros a projetos de Empreendedorismo Qualificado e Criativo que contribuam para:
• A promoção do espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas.
Pretende-se reforçar os níveis de empreendedorismo qualificado e criativo (incluindo empreendedorismo de base tecnológica), através de apoios diretos aos empreendedores, favorecendo a emergência de novas oportunidades de negócio, nomeadamente em domínios criativos e inovadores e o nascimento de mais empresas em setores de alta e média-alta tecnologia.
O Empreendedorismo Qualificado e Criativo também inclui as atividades das indústrias culturais e criativas, que fazem da utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual, os recursos para produzir bens e serviços transacionáveis internacionalizáveis com significado social e cultural (como sejam as artes performativas e visuais, o património cultural, o artesanato, o cinema, a rádio, a televisão, a música, a edição, o software educacional e de entretenimento e outro software e serviços de informática, os novos media, a arquitetura, o design, a moda e a publicidade).
Neste Aviso de concurso valoriza-se ainda o alinhamento com as prioridades temáticas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3).

TIPOLOGIA DAS OPERAÇÕES
São suscetíveis de apoio os projetos individuais relacionados com as seguintes tipologias:
• A criação de empresas que desenvolvam atividades em setores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo as integradas em indústrias criativas e culturais, e ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento;
• A criação de empresas que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.

BENEFICIÁRIOS
Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso de concurso são as Pequenas e Médias Empresas (PME) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, criadas há menos de dois anos, que se proponham desenvolver projetos de investimento que satisfaçam os objetivos e prioridades referidos no Ponto 1 do Aviso e enunciado nos Objetivos desta Ficha.

ÁREA GEOGRÁFICA DE APLICAÇÃO
O presente tem aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

ÂMBITO SETORIAL
São elegíveis os projetos em todas as atividades económicas com exceção:
• Empresas encarregadas da gestão de serviços de interesse económico geral;
• Empresas dos serviços em redes de transporte;
• Empresas de energia;
• Empresas de comunicação;
• Financeira e de seguros;
• Defesa;
• Lotarias e outros jogos de aposta.

Data Limite para submissão de candidaturas: 15 de Março de 2019.


Autarquias
NORTE-06-2018-43

NORTE-06-2018-43

Autarquias
CENTRO-06-2018-24

CENTRO-06-2018-24

Autarquias
POSEUR-12-2018-18

POSEUR-12-2018-18

Contacte-nos

Preencha os dados solicitados no formulário e responderemos com a maior brevidade possível.


Os dados fornecidos no presente formulário servem exclusivamente para que a FNWAY dê resposta à questão exposta através deste meio. Os mesmos serão eliminados de forma definitiva após o tratamento da respetiva questão.